Atividade do Projeto Diamantes da Bola
Dia de Atividade do Projeto Diamantes da Bola, do Instituto Diamantes da Bahia, tendo como temática a Intervenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Projeto realizado através da parceria entre o Instituto e Governo Federal.
O evento foi realizado nas instalações do Colégio Estadual Dois de Julho (Quadra Esportiva e Teatro), no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.
O Coordenador Professor de Educação Física do Projeto, Eliseu “Lancha” falou que é de conhecimento de todos que a prática de esportes é considerado um caminho seguro na prevenção do uso de drogas, especialmente entre os jovens. O que muitos não sabem é que os exercícios esportivos têm sido também extremamente recomendados por especialistas como uma das atitudes mais saudáveis e eficazes para o tratamento de dependência química.
Já a Nancivalda Pereira, Assistente Social do Projeto, fêz uma breve fala sobre as drogas lícitas e ilícitas presente em toda a sociedade, “dialogando com os pais sobre a observância do uso de drogas pelos jovens e adolescentes, motivando-os ao dialógo e incentivando-os para a capacidade destes estarem participando da cultura do esporte, os preparando para um futuro melhor”, avaliou Nancivalda.
O Projeto Diamantes da Bola, promovido pelo Instituto Diamantes da Bahia, incentiva e fortalece a participação de jovens, adoescentes (prioritariamente) e adultos de ambos os sexos respeitando a diversidade de nosso públicos às práticas esportivas pois, para o dependente químico em tratamento (ou não) são benéficas, na sua (re) socialização e para os ótimos resultados já comprovados que são derivados dos exercícios aeróbicos – como caminhada, bicicleta, natação, entre outros – e das atividades não aeróbicas como musculação, exercícios localizados, Yoga e alongamento. Em ambos os casos, estas práticas aumentam a resistência física e mental corroborando com a diminuição da compulsão, ansiedade e depressão.