A tecnologia usada no filme Avatar que vai revolucionar diagnóstico de doenças
A tecnologia usada no filme Avatar que vai revolucionar diagnóstico de doenças
Trajes de captura de movimento que dão vida aos personagens do filme Avatar estão ajudando pesquisadores a rastrear o início de doenças que afetam a mobilidade.
O novo sistema usa inteligência artificial para analisar os movimentos do corpo.
Em muitos casos, quanto mais rápido essas condições forem diagnosticadas, melhores serão as condições para receber o suporte e o tratamento adequados.
Duas pesquisas britânicas publicadas na revista científica Nature Medicine mediram a gravidade de dois distúrbios genéticos duas vezes mais rápido do que os métodos normalmente usados hoje.
Os pesquisadores dizem que o novo método também poderia reduzir muito o tempo e o custo necessários para desenvolver novos medicamentos, porque ele aceleraria as pesquisas clínicas.
Valeria Ricotti, do hospital Great Ormond Street Institute, disse à BBC News que estava “completamente impressionada com os resultados”.
“O impacto no diagnóstico e no desenvolvimento de novos medicamentos para uma ampla gama de doenças pode ser absolutamente enorme”.
Ricotti estava no grupo de pesquisadores do Imperial College e da University College London (UCL) que passou 10 anos desenvolvendo a nova tecnologia.
Eles testaram o sistema de análise de movimentos em pacientes com ataxia de Friedreich (FA) e Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) em dois estudos separados.
O sistema também pode ser usado para monitorar pacientes com outras doenças que afetam o movimento – desde condições envolvendo o cérebro e sistema nervoso, até as que envolvem o coração, pulmões, músculos, ossos e uma série de distúrbios psiquiátricos.