Encontro Rural de Agricultores Familiares no Quilombo Dom João.
O Núcleo Instituto Diamantes em Francisco do Conde está retomando suas atividades anuais, com primeiro ENCONTRO RURAL para Agricultores Familiares, Produtores Rurais, Empreendedores de Pescaria Artesanal, Marisqueira, Microempreendedores Rurais de São Francisco do Conde para uma Rodada de Conversa tendo como temática: Sustentabilidade, Agricultura Familiar, Empreendedorismo, Cooperativismo, Agroecologia e Turismo.
Atividade realizada em parceria com Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Marapé, Associação Rural Comunitária Novo Horizonte e Associação Recreativa e Cultural dos Moradores, Pescadores, Marisqueiras e Agricultores Familiares do Madruga. A Rodada de Conversa teve como temática: Sustentabilidade, Agricultura Familiar, Empreendedorismo, Cooperativismo, Agroecologia e Turismo com o objetivo de promover e estimular a conscientização do segmento referente à importância da organização social.
Com cerca de 30 participantes, o Encontro Rural no último sábado, 28 de janeiro, na Comunidade do Quilombo Dom João, em São Francisco do Conde, este encontro é resultado da Feira de Turismo da Agricultura Familiar e Pescaria Artesanal de São Francisco do Conde, que aconteceu no mês de novembro.
Convidado especial desta edição, foi o Historiador, Articulador Social, Leonardo Pedreira, fez um bate-papo sobre ‘Empreendedorismo, Cooperativismo para os Agricultores Familiares, Produtores Rurais, Empreendedores de Pescaria Artesanal, Marisqueira, Microempreendedores Rurais’. Outro tema de relevância foi ‘ Sustentabilidade, Agricultura Familiar e Meio Ambiente no Manguezal’, abordado pelo Engenheiro Ambiental Clauzio Maia. Contou com a participação da Dentista Roberta Reis, que falou sobre a Saúde da Mulher Marisqueira.
O coordenador do Núcleo Instituto Diamantes em Francisco do Conde, Diego Miranda, informou que esse Encontro Rural, é fruto da nossa articulação para a realização da Feira de Turismo da Agricultura Familiar e Pescaria Artesanal de São Francisco do Conde, que foi realizada a muitas mãos. Essa é uma afirmação de extrema relevância, pois reforça que não é possível trabalharmos sozinhos.
A Diretoria do Instituto Diamantes também estiveram presente na atividade.